BLOG DO SANTO ANDRÉ FUTEBOL CLUBE

De 18/09/1967 até 22 de março de 1975 foi o nome do Esporte Clube Santo André

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Santo André FC x Minister - Jogo Inacabado

São várias histórias que marcam a trajetória do Santo André Futebol Clube. Uma delas foi descrita para mim em março de 2010, em um sábado em que estive em companhia de várias personalidades do futebol andreense. Conversamos durante quase três horas na sede do bar do Mazinho com o sr. Wigand, que foi presidente da Liga Andreense de futebol, fundador do Santo André Futebol Clube e quem mais lutou para que esse clube não acabasse.

Também conversamos com o Anísio e com o Enir. Anísio Zornetta jogou no Santo André FC entre 1968/1969, Participou do primeiro amistoso não oficial do Santo André (Santo André 3X1 Saad, 13/03/1968), da primeira partida oficial (Santo André 2X1 Santos, 08/04/1968), do primeiro amistoso internacional (Santo André 1x0 Seleção do Congo, 01/05/1968), entre outras.

Enir Ghirelli foi um dos primeiros jogadores do Santo André, estando presente no primeiro treino da equipe, em 14/01/1968. Foi autor do primeiro gol da história do Santo André, no dia 08/04/1968 no Estádio Américo Guazzelli, ao 31 minutos do 1º tempo, em um amistoso contra o Santos-SP. A partida terminou com o placar de 2X1 para o Santo André. Jogou também a partida inaugural do Estádio Bruno José Daniel (Santo André 0X4 Palmeiras, 14/12/1969).

Enir é uma pessoa extremamente divertida e conta histórias fantásticas sobre essa época. Na nossa pesquisa houve um jogo inacabado contra o Minister, de Santo Amaro. Perguntamos a ele o que aconteceu nessa partida, pois o árbitro terminou o jogo por falta de condições de segurança após expulsar quatro jogadores do Minister. A versão do Enir foi a seguinte:

- "Nós combinamos que iaos fazer o gol e depois íamos só bater. Aí acontece que teve um entevero na área deles, tinha um central que tinha batido muito no Nilo, que era nosso centroavante, ele pisou no joanete do Gaúcho. O Gaúcho ja tava "no veneno" e aí começou. Começou mais eles correram já... e se enfiaram pelo túnel do Corinthinha e não voltaram mais... abandonaram o campo.


-"Se o juiz tivesse que expulsar alguém seria o Gaucho, nosso quarto zagueiro. Ele saiu batendo em todo mundo. O Manga tentou segurar ele, ele "sentou" a mão no Manga, e os caras se enfiaram para dentro do vestiário e não retornaram, e o juiz acabou o jogo... foi abandono. O jogo tinha trinta minutos do primeiro tempo. Acho que o juiz pra não prejudicar o Santo André escreveu que expulsou quatro jogadores do time deles. Mas os caras não voltaram."

O jogo terminou 0 a 0 e o árbitro citado pelo Enir foi Hermínio Aggio, que terminou o jogo alegando falta de garantias. Segundo a súmula, ele expulsou de campo os atletas Naco, Wilson, Esquindô, Roberto e Múcio, todos do Minister.

O Santo Adré jogou com Dorival, Zé Roberto, Edson, Gaucho e Sorocaba; Mario e Enir; Joaquim, Dirceu, Nilo e Luiz Carlos.  

O Minister: Julio, Naco, Mucio, Roberto e Vanderlei; Esquindô e Wilson; Costeleta, Flavio, Raul e Hilário.

Marcelo Alves Bellotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário