BLOG DO SANTO ANDRÉ FUTEBOL CLUBE

De 18/09/1967 até 22 de março de 1975 foi o nome do Esporte Clube Santo André

quinta-feira, 5 de março de 2015

José Carlos Batista – Cite

Hoje é aniversário de José Carlos Batista, o Cite! Uma figura importante no cenário do Santo André Futebol Clube, contribuiu na formação do time.

Nasceu com o nome de José Carlos Batista no dia 05/03/1943. Palmeirense e Pelezista, como ele mesmo se define, Cite iniciou sua carreira jogando na várzea de Santo André. Começou a sua carreira no futebol de Salão, jogando no Primeiro de Maio, como atacante, onde colecionou muitos títulos.

Na várzea jogou no Vila Alice, como ponta de Lança, sempre gostou de jogar como volante, sair pro jogo e aparecer como elemento surpresa. Porém quando fazia testes nos times, observou que a vaga no meio campo era muito concorrida e decidiu jogar como quarto zagueiro.

Jogou mais de 20 anos pelo Vila Alice, mas passou também por outros times da várzea. Apaixonado pelo futebol varzeano, jogou no Santos do Parque, no Sete de Setembro, no São Jorge. Trabalhou como ferramenteiro na Cofap e ainda muito jovem foi titular da seleção da Cofap. Também jogou pela Firestone. Nessa época, as fábricas montavam seleções e saiam para jogar pela várzea.

Como profissional, começou no juvenil do São Paulo com Jose Poy em 1963, que o indicou para o São Paulo de Araçatuba, quando tinha 19 anos. Porém o time não cumpriu o prometido com ele, então retornou a Santo André. Na época, o time fazia peneiras para escolher os jogadores que iriam representar a cidade em um time profissional.

Em 1967 foi convidado a uma peneira da equipe recém formada do Santo André futebol Clube contra a Firestone e agradou tanto o técnico Manga, que já o tirou do time da Firestone e assinou um contrato com a equipe Andreense. Participou de todo o treinamento para a partida inaugural contra o Santos.

Marcou a história do Santo André Futebol Clube, participando ativamente dos principais acontecimentos da Equipe. Em 13/03/1968 participou do primeiro amistoso não oficial do clube, contra o Saad, vitória pelo placar de 3 a 1. Jogou o primeiro jogo oficial do Santo André Futebol Clube, contra o Santos em 08/04/1968 (vitória do Santo André pelo placar de 2 a 1). Participou também do primeiro jogo internacional do clube contra a seleção do Congo e da primeira partida do Estádio Municipal Bruno José Daniel, em 1969 contra o Palmeiras, derrota pelo placar de 4 a 0, em 14/12/1969

Nenhum comentário:

Postar um comentário